Tudo sobre a faculdade de Design de moda!

No inicio do ano como falei aqui no post sobre mim, decidi cursar (por acaso) Design de moda, na verdade nunca se passou na minha cabeça fazer esse curso um dia, mesmo já gostando e tendo um blog de moda. Como os planos de Deus são completamente diferentes dos nossos, e posso afirmar que o fato de ter entrado nessa faculdade foi realmente um plano de Deus na minha vida, eu estava muito confusa a respeito do que iria cursar, coloquei na maioria das opções de cursos Jornalismo, arquitetura e em cima da hora coloquei moda e passei. 
 De cara fiquei um pouco assustada pelo fato da faculdade ser um pouco longe e ser também a noite, mas assim que cheguei lá ao longo do semestre me apaixonei pelo curso. 
 O curso de Design de moda pra quem tem interesse em fazer, tem o bacharelado e o tecnólogo (que é o que eu estou fazendo).  



Sim Everli, qual a diferença? 
 Andei pesquisando um pouco sobre a diferença e descobri que o bacharelado tem uma ênfase maior na teoria, e já o tecnólogo na pratica. Os dois cursos oferecem carreiras voltadas para o estilismo, modelagem, negocio e produção. Então isso vai depender de qual área da moda você vai querer atuar.
 No meu caso faço o tecnólogo não somente por ser voltado mais a pratica, mas também porque aqui em Salvador não tem o bacharelado. 

Qual a duração da faculdade?
O bacharelado dura em média 3 a 4 anos, e o tecnólogo de 2 a 3 anos. 
O meu curso dura 2 anos (fora a especialização e também a pós)

Muitas pessoas acham que é facil fazer moda, ou que é somente moda. Não! no 1º semestre do curso de moda, peguei as matérias de psicologia, marketing, história da arte, criatividade, modelagem, aula prática. No curso de Design de moda aprendemos não somente moda ou roupa, até porque "Moda é tudo menos roupa". Assim que assistimos a um vídeo que dizia isso, parei um pouco e pensei a respeito. Moda é comportamento, é cultura, a roupa é só uma forma que expressamos a moda, até porque o simples fato de vesti-se é para se encaixar em um determinado grupo e ser aceito também na sociedade. Estudamos durante o semestre o como a moda e suas vertentes funciona no nosso psicológico, aprendemos também estratégias de marketing. A matéria mais "complicadinha" um pouco é modelagem porque tem cálculos. Enfim, o curso é muito completo. 



Não sou criativo posso fazer moda?  
Como sempre fui criativa, não me preocupei muito a respeito disso quando pensei em entrar no curso de moda, mas durante o curso na matéria de criatividade aprendemos que a criatividade não é algo que temos (um dom), mas é algo que adquirimos ao longo do tempo. 
 O nosso cérebro possui dois lados: O lado do pensamento vertical que é o nosso lado lógico e tradicional, vamos dizer que é o lado da razão. E o pensamento lateral que é o nosso lado que contradiz os nossos princípios. No momento que usamos o pensamento lateral, também exercitamos a nossa criatividade. 

Como ser criativo?

* Tendo uma percepção de um problema.
* Diferentes modos de olhar os fatos.
* Relaxar o controle rígido do pensamento.
* Oportunidade para incentivar novas ideias
* SAIR DA CAIXA


A maior duvida quando fui fazer moda foi: "Tem muitas oportunidades de emprego na área de moda?" "No que vou trabalhar?". O mercado de moda já é o segundo maior gerador de empregos no Brasil. Veja a reportagem aqui 
A área de moda tem quase 300 vertentes, você pode ficar trabalhar com consultoria, coordenação, estilismo, modelagem, fotografia, produção entre outras...  

 O que acharam do post? Se tiverem alguma duvida só deixar nos comentários. 
     Pretendo fazer mais post sobre o curso. 
Beijos
    Everli Barbara

26 GL comentaram :

  1. Acho legal quem faz e gosta de moda, mas não é pra mim sabe minha criatividade é 0 kk, minha área é a saúde, tô querendo cursar enfermagem <3

    Beijos

    http://timidainocente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho lindo quem cursa na área de saúde, mas infelizmente não é pra mim, morro de medo de sangue.
      Sucesso linda! <3

      Excluir
  2. até um tempo atras eu também queria fazer, mas estou pensando melhor, acho que não vai ser tão minha cara, mas que bom que vc esta gostando!!
    bjs bjs
    http://blogdaarisecondo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem complicado decidir qual curso você vai fazer né?!
      Escolha o que você gosta de verdade, não tem nada melhor que trabalhar por amor.
      Beijos linda!

      Excluir
  3. Que legaaal! Estou com tanta duvida do que vou estudar! haha Mas adoro moda... Muito bom ler seu post! Parabéns pelo blog!
    Beijo beijo
    www.luizadora.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estava dessa mesma forma, mas pesquise bem e faça o que você realmente gosta!
      Sucesso linda! <3

      Excluir
  4. Oii,

    Acho muuuuito legal quem estuda moda, mas pra mim isso é um Dom, que eu não tenho não. Escolhi jornalismo mesmo... Faz assim, vc faz as roupas dos desfiles e eu te entrevisto <3

    Beijinhos,
    Blog EC&M | entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas você pode fazer Design de moda e se especializar em jornalismo pra trabalhar com jornalismo de moda. :)
      Gosto muito de jornalismo também! kk
      Sucesso linda! <3

      Excluir
  5. Ai que legal , foi ótimo você ter dividido isso com a gente , arrasou ! ♥

    http://sonhando-porai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post!
      Beijos linda! <3

      Excluir
  6. Minha alma sempre foi voltada pra Arquitetura, desde pequenina! Mas agora que comecei a fazer um cursinho de moda estou amando também. Estudar/trabalhar aquilo que mexe com a nossa criatividade com certeza nos deixa mais leve e felizes.
    Te desejo bons estudos e muito sucesso! Essa profissão é fantástica.
    Seu post ficou lindo, bem completinho. <3

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também pensei em fazer arquitetura, mas me apaixonei pela moda!
      Nada melhor que fazer o que a gente ama!
      Sucesso para nós duas.
      Beijos linda. <3

      Excluir
  7. Muito bacana! Eu ainda não sei oque vou cursar, eu só tenho esse ano mds ;o, muitos mandam eu seguir essa carreira, mas eu tenho um pé atrás, e também tenho que fazer oque condiz comigo.

    Beijos ^^

    bydeborafernandes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais importante é fazer o que gosta independente do que os outros digam!
      sucesso linda! <3

      Excluir
  8. Quero muito fazer tecnólogo de moda!
    Adorei o post!
    Beijão, Ana do dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que não vai se arrepender, se joga!
      sucesso linda! <3

      Excluir
  9. Oi Everli amei o post! Parece ser muito legal o curso.Eu ainda não me decidi sobre qual facul fazer mas moda ainda é uma das primeiras opções...faz outro post mais detalhado...e se vc souber mais alguma coisa sobre o mercado de trabalho ficaria interessante *_* Bjs
    palavrasdeumagarotaincomum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que entrei no curso lembrei de você, tenho certeza que vai se apaixonar pelo curso!
      Sucesso para nós!
      Vou fazer mais posts durante o 2º semestre.
      Deus te abençoe, beijos. <3

      Excluir
  10. Amei o post, bem esclarecedor. Quando eu era menor tinha vontade de fazer esta faculdade rs
    Beijos | www.doseujeito.tk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando era pequena sonhava ser bióloga kkk
      Beijos linda! <3

      Excluir
  11. Se você sentiu que é de Deus, já foi a melhor escolha!
    Com certeza Ele tem sempre o especial guardado para nós.
    Que você possa ser usada na facul!
    Um bejim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Aonde quer que estejamos temos que resplandecer o brilho de Deus em nossas vidas, creio que serei usada para fazer a diferença na facul também!
      Beijos linda! <3

      Excluir
  12. Ai que legal, também vou fazer design de moda
    Estou louca para começar

    beijos
    http://ronyalbuquerque.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai se apaixonar pelo curso, muito bom!
      Sucesso linda! <3

      Excluir
  13. Vou começar Moda agora no primeiro semestre de 2015 e estou super empolgada! Amei seu post! <3

    Beijão!

    www.girlsmachine.com

    ResponderExcluir
  14. Oiee Linda! Amei a postagem, está bem esclarecedora. Gostei das fotos da faculdade também! Deu para ter uma noção legal de como funciona. :D Estou indo para o quinto semestre de Arquitetura, porém não estou me identificando com curso... Daí pensei em transferir para moda! o/ Porém já mudei de curso anteriormente, fazia biotecnologia e mudei pra Arquitetura. Estou muito aflita! Como saber que moda é o curso certo? Beijo, sucesso e obrigada por compartilhar o link do post! www.staytranquilinha.com

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, não esquece de deixar o link do seu blog para que eu possa retribuir a visitinha. ♥

OBS: Quem não gosta do blog ou do post favor não ofender e nem falar palavrões simplismente não acesse o blog!

 
© Todos os direitos reservados :: voltar ao topo